domingo, 15 de junho de 2008

A POPULAÇÃO COBRA DO PREFEITO PROMESSAS NÃO CUMPRIDAS- PARTE 2


CATRACA NA FRENTE - PASSE LIVRE POR TRÁS
Uma passeata de mais de 800 estudantes tomou conta das principais ruas e avenidas do Centro de Duque de Caxias-RJ no dia 18 de março. A manifestação foi convocada pela União dos Estudantes de Duque de Caxias (UEDC). O objetivo principal do protesto foi lançar a campanha: "CATRACA NA FRENTE - PASSE LIVRE POR TRÁS"
Para quem não sabe, o Rio de Janeiro é o único Estado do Brasil onde os estudantes da rede pública possuem o direito de circular livremente nos transportes intermunicipais, direito esse conquistado com muito luta e muita mobilização. A campanha lançada pela UEDC vai como contraponto a mais recente tentativa dos empresários de transporte de atacar o direito ao passe livre. Percebendo que a massa de estudantes sempre de levanta quando o passe livre é atacado diretamente, agora, ao invés de tentar derrubar a lei do passe livre, os empresários estão tirando as catracas da parte de trás dos ônibus e colocando-as na frente para limitar o número de estudantes dentro do coletivo. Mas, os estudantes não são bobos e é por isso que a UEDC faz um chamado a mobilizar a estudantada a tocar a campanha: "CATRACA NA FRENTE - PASSE LIVRE POR TRÁS".
O eixo principal da manifestação convocada pela UEDC foi o lançamento da campanha, mas não faltaram intervenções e faixas por mais verba pra educação, convocação de professores concursados, contra o pagamento da dívida externa, contra a ALCA e contra a Guerra. "(...) A guerra imperialista não é só no Iraque e na Palestina, a guerra também é contra o nosso povo, contra a juventude de nosso país. Pois aqui não tem passe livre, aqui não tem professor, aqui não tem escola, aqui não tem emprego. (...) é preciso que a UEDC e a juventude de todo o mundo se levante contra este sistema mundial de opressão e exploração fazendo com que cada ato e palavra da juventude soe como uma martelada na cabeça dos senhores da guerra, dos senhores do capital. E cobre com firmeza do governo Lula que se retire imediatamente das negociações da ALCA porque a defesa de nossa soberania também fez parte do voto que o elegeu presidente. Lula do PT assumiu a presidência para mudar a situação miserável de nosso povo e não para fazer o rico ficar mais rico e o pobre ficar mais pobre. Nossa tarefa agora é cobrar nas ruas o conteúdo do voto que depositamos nas urnas (...)".- Trecho da intervenção de Gláucia Almeida, diretora da UEDC e militante da Juventude Revolução.
Organizar a luta contra a ALCA, uma audiência com a Câmara Municipal para discutir a questão do passe livre e uma massiva campanha de criação de grêmios são as principais tarefas da UEDC no próximo período.
Juventude Revolução - Duque de Caxias-RJContatos: riodejaneiro@revolucao.org

Nenhum comentário: